Senepol
Aposta no Senepol
Hoje, a Agropecuária Passo das Pedras possui o maior plantel de matrizes PO da raça Senepol do Estado e a meta é expandir o volume de matrizes e de touros já adaptados ao clima gaúcho tanto para a reprodução quanto para o abate.
Até 2019, a agropecuária Passo das Pedras criava em seus pastos bovinos taurinos puros, principalmente Angus, mas com o avanço do carrapato sobre as áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul, o proprietário optou por testar a rusticidade e a adaptabilidade da raça Senepol.
Além da resistência a parasitas, a raça também é valorizada pela qualidade da carne, precocidade do abate e potencial de ganho de peso, além de não possuir os problemas de temperamento e a dificuldade de comercialização do zebuíno.
Base do plantel
Os primeiros cinco touros foram adquiridos em cabanhas distintas de São Paulo e após mais 22 matrizes foram trazidas da Genética da Conquista, um dos maiores criadores do país, localizado em Cuiabá, no Mato Grosso.
Outras 28 vacas foram adquiridas de um criador de Giruá, que havia importado animais de 6 criatórios do centro oeste e sudeste.
“Há cinco anos iniciamos a adaptação destes animais tropicais ao nosso clima, que é subtropical. Mantivemos os animais em ambiente rústico, 100% a pasto e a campo. Em meio ao frio e geadas, para que se provassem aptos ao nosso ambiente. Os animais se adaptaram bem. Já houveram animais cruzados e puros direcionados ao abate e se provaram ter bom acabamento e também um bom desempenho na engorda a pasto”, afirma o veterinário Iuri Pioly Marmitt.
Origem da sua genética
A história da raça Senepol e a sua origem estão diretamente conectadas com a pecuária de corte: a produção de carne!
A raça bovina Senepol teve origem na ilha caribenha de Saint Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, através do cruzamento entre a raça africana N’Dama (importada do Senegal) e a raça inglesa Red Poll. Este cruzamento resultou numa raça taurina adaptada ao clima tropical, combinando à rusticidade e à resistência ao calor do N’Dama com a qualidade da carne e a docilidade do Red Poll.



