Nossas raízes
A história teve início em 1919, quando Manoel Luís Osorio, neto do general Osorio, o Marquês do Herval, formou os limites e a base do que é a propriedade atualmente. Em um trajeto com viés romântico, a sede da estância foi batizada Villa Leonídia em homenagem à sua esposa.
Manoel Luís Osorio nasceu em Pelotas, em 28 de junho de 1880, primeiro filho do casal Ernestina do Carmo Assumpção e do escritor e político Fernando Luís Osorio, filho do General Osorio. Manoel Luís foi político e professor. Atuou como diretor da Escola de Agronomia e do Gymnasio Pelotense, trabalhou na diretoria da Sociedade Agrícola e também foi eleito para a Assembleia de Representantes do Estado, além de Conselheiro Municipal.
Manoel Luís Osorio e Leonídia Maciel Moreira (foto) se casaram em Paris, em 27 de outubro de 1904. Eles eram primos (em 4º e 5º grau misto). Leonídia Maciel Moreira nasceu em Pelotas, em 12 de janeiro de 1881, era neta paterna do Barão de Butuí (1806 – 1876). Pelo lado materno, era neta do Tenente Coronel Eliseu Antunes Maciel (1810 – 1911) e filha da poeta e musicista Flora Mercedes (1851 – 1881). Era uma moça de educação refinada – tocava piano, escrevia poesia, gostava de cantar e pintar. Conta-se que foi amor à primeira vista.
Manoel Luís e Leonídia tiveram nove filhos. A primeira filha, Alda, morreu ainda criança. O segundo, Fernando Maciel Moreira Osorio, casou-se com Ignez de Souza Martins (foto), filha de fazendeiros de Bagé e tradicionais criadores dos cavalos Crioulos. Manuel Luiz Martins, irmão de Ignez, participou em 1932 da criação da ABCCC, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Ignes e Fernando tiveram dois filhos.
Aníbal Nery e Gilda Martins Moreira Osorio (foto). Aníbal Nery formou-se na antiga Escola Nacional de Agronomia (atualmente UFRRJ) e não teve filhos. Gilda conheceu o marido baiano em férias no Rio de Janeiro e dessa união nasceram seis filhos, inclusive Manuela. Ela e seu marido Carlos são os atuais proprietários do Passo.
Ambos se orgulham de dar continuidade a um projeto de muitos anos. Embora mantenha os aspectos básicos de respeito à história e à tradição presentes na estrutura e no perfil da Estância, eles trazem a mentalidade de empreendedores para usar os princípios modernos de administração que dominam os negócios do campo.





