Nossa história
A Cabanha nasceu de uma paixão antiga do casal proprietário da Villa da Rainha pelos cavalos da raça Crioula. Desde a sua criação em 2005, mantém um critério de seleção e linhagem com o objetivo de produzir animais puros com foco em Morfologia e Função criando cavalos de qualidade excepcional, mesmo sem dieta de ração.
Presente de aniversário
A criação de cavalos é uma antiga paixão dos proprietários da Cabanha Villa da Rainha. Em novembro de 2005, Carlos Villa arrematou uma égua em leilão para presentear sua mulher, Manuela, pelos seus 40 anos. Escolhida por seu nome significativo, Trezentas Felicidades, IH 300 da Felicidade, a égua, filha de CRT Guapo, foi o marco da criação da raça Crioula na centenária Estância Passo da Pedras, que pertenceu à mãe de Manuela, Gilda Osorio.
Trezentas Felicidades foi inseminada pelo garanhão Santa Elba Señuelo, da Cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas, e o resultado desse acasalamento foi excepcional. Em 2008, ano do bicentenário de nascimento do General Osorio (foto), o Marquês do Herval, triavó de Gilda, nasceu o primeiro potro, o General da Villa da Rainha, RP 01.
Esse nascimento não apenas honrou a linhagem histórica da família, mas também iluminou o início da jornada na criação de Crioulos na Cabanha Villa da Rainha.
Base genética
O General foi Freio de Ouro Jovem, em 2014, com a nota 19,811. Esse primeiro produto demonstra com clareza o objetivo e as metas traçadas para o futuro da Cabanha Villa da Rainha: reunir em um só exemplar duas linhagens consagradas da raça Crioula. Santa Elba Señuelo, um dos reprodutores chilenos mais importantes já importados para o Brasil, e o CRT Guapo, grande campeão da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), são os pilares dessa base genética.
Os crioulistas da Villa da Rainha não esconderam o sentimento de orgulho pela conquista do General Villa da Rainha, que trouxe um grande impulso a uma cabanha com tão poucos anos de trabalho.
O General é o fruto de um acasalamento muito bem-sucedido, seja em composição genética, seja em raça, coragem e brio. Um belo representante do moderno cavalo Crioulo, bom de pista, de frente leve, firme de lombo, bons aprumos e potência na garupa. O General é o cavalo que queremos criar.
Um dos expoentes da raça Crioula, o lendário Santa Elba Señuelo, é o pai do General.
Fonte: https://www.comprerural.com/
Garanhão uruguaio
Jagüel Troyano é filho de Pora Cantagallo do haras Santa María, em Artígas, e neto do lendário RD Escorpião, da cabanha Setembro.
Sob a supervisão do criador e treinador bageense Marcelo Moglia, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá, desde 2017, a Cabanha Villa da Rainha vem se dedicando ao desenvolvimento de uma genética sólida e competitiva.
“Investimos em matrizes de alta qualidade e em garanhões de destaque, como foi o caso da aquisição de Jaguel Troyano (foto) — importado do Uruguai em uma das cabanhas mais renomadas do Uruguai: a Green Belt S.A. Trata-se de uma importante aposta em prol do nosso aprimoramento genético.”









