Instalações

Distribuída em 760 hectares no município de Capão do Leão, a Passo das Pedras tem 462 hectares de campo onde circulam além dos Crioulos, um rebanho bovino da raça Senepol. A propriedade dispõe também de 150 hectares de mata preservada e investe em um moderno projeto de manejo de pastagens, visando aumentar a produtividade da carne.

Um sonho chamado
Passo das Pedras

Da porteira se vê a sede, um castelinho em estilo art nouveau todo branco, que se destaca na paisagem emoldurada por eucaliptos e pelo som das barulhentas maritacas. O conjunto, que reúne o campo, a sede e as instalações da estância, inspira o imaginário e mexe com a sensibilidade.

 

Ao lado esquerdo do castelinho, encontra-se um antigo e pioneiro silo de tijolos. Conta-se que foi uma das primeiras construções verticais do Estado realizada no início do século XX com o objetivo de armazenar grãos. 

A produção de arroz data dos primórdios da colonização brasileira. O arroz era e é estocado de diferentes maneiras no Brasil ao longo do tempo: no passado, os grãos eram armazenados em sacos de juta ou a granel em armazéns simples, utilizando métodos manuais e buscando condições de temperatura e umidade controladas.

 

A Cabanha Villa da Rainha possui seis baias bem arejadas com boa iluminação, além de cochos para alimentação e água

As selas e arreios são organizados em uma peça exclusiva para manter a ordem

Cada um dos galpões da propriedade têm a sua utilidade respeitada

Fino trato

Nas cocheiras, o manejo dos animais começa cedo, antes mesmo do nascer do sol. São muitas atividades. Limpeza e organização do local, alimentação e escovação dos cavalos e a encilha para a lida campeira ou para exercícios na pista e no redondel. Cada cavalo trabalha um pouco de tudo. Treinamento de andaduras, provas e manejo. Leva-se em conta que cada cavalo, por suas características, define o tempo ideal de treinamento, com o cuidado de o animal não ser exigido demais.

Cada cavalo trabalha um pouco de tudo. Treinamento de andaduras, provas e manejo.